A menina que viveu a sua infância dentro de um galinheiro, pode ser considerada uma criança selvagem. Na verdade, ainda que, ao longo dos oito anos do seu cativeiro tivesse mantido alguma relação humana com a mãe, é muito provável que esta pouco ou nada falasse com a filha, limitando-se, muito provavelmente, a alimentá-la tal como alimentava as galinhas com que a obrigou a conviver.
Quando Isabel foi encontrada possuía algumas características físicas específicas, tais como:
Subdesenvolvimento ósseo;
Grande debilidade;
Cabeça demasiado pequena para a idade;
Face com semelhanças flagrantes com os galináceos (perfil, posição labial, dentição formada como se fosse um bico);
Olhos grandes (rasgados no sentido descendente);
Posição dos braços muito idêntica às asas das galinhas;
Calos nas palmas das mãos.
Uma catarata no olho direito, certamente originada por uma picada de galinha.
Em termos comportamentais, revelava:
Atitudes extremamente agressivas, destruindo tudo o que tivesse ao seu alcance,
O seu comportamento mais usual era mexer os braços como se fossem asas de galinha e guinchar,
Comia os seus próprios cabelos,
Defecava em qualquer parte e ingeria as próprias fezes.
Quando Isabel foi encontrada possuía algumas características físicas específicas, tais como:
Subdesenvolvimento ósseo;
Grande debilidade;
Cabeça demasiado pequena para a idade;
Face com semelhanças flagrantes com os galináceos (perfil, posição labial, dentição formada como se fosse um bico);
Olhos grandes (rasgados no sentido descendente);
Posição dos braços muito idêntica às asas das galinhas;
Calos nas palmas das mãos.
Uma catarata no olho direito, certamente originada por uma picada de galinha.
Em termos comportamentais, revelava:
Atitudes extremamente agressivas, destruindo tudo o que tivesse ao seu alcance,
O seu comportamento mais usual era mexer os braços como se fossem asas de galinha e guinchar,
Comia os seus próprios cabelos,
Defecava em qualquer parte e ingeria as próprias fezes.
Uma vez feita a sua entrada na sociedade, a Isabel teve alguns progressos embora o seu desenvolvimento tenha sido lento. No início, o próprio contacto com as pessoas era complicado. Só bastante tempo depois é que foi possível sentir-se à vontade com duas ou três pessoas.
Mudanças devido a nível biológico e fisiológico:
Isabel apresentava índices de velhice muito acentuados.
Tinha problemas de coluna, não se conseguindo equilibrar muito bem numa cadeira mas aprendeu a andar sozinha.
Relativamente a processos de instrução, verifica-se que ela conseguiu aprender a descascar laranjas e bananas, a abrir algumas portas e a manipular a televisão. Também aprendeu a pegar num lápis e a riscar.
Analisando os processos de educação, a Isabel fez alguns progressos a vários níveis:
Sociabilidade: não dorme no chão, usa roupas limpas, usa uma casa de banho (embora tenha de ser uma adequada à sua posição), consegue ter alguma actividade durante dez minutos seguidos e sabe estar em grupo.
Sentimentos: não tem medo das pessoas, percebe a expressão facial dos outros e sabe quando estão tristes ou contentes e, por vezes, reage ao comportamento das pessoas.
Sensibilidade: não gosta de comer fruta com casca, gosta de ver algumas coisas na tv, tem fascínio pelo tiquetaque dos relógios, sabe separar as cores...
Física: consegue andar, embora com alguma dificuldade em pisos irregulares.
Relativamente aos progressos a nível do ensino, pode-se ver que Isabel não fala mas tem linguagem receptiva, se se lhe falar em termos simples e em sequências curtas. Desenvolve jogos simples, de grafismo, consegue completar jogos de colocação de peças.
Sociabilidade: não dorme no chão, usa roupas limpas, usa uma casa de banho (embora tenha de ser uma adequada à sua posição), consegue ter alguma actividade durante dez minutos seguidos e sabe estar em grupo.
Sentimentos: não tem medo das pessoas, percebe a expressão facial dos outros e sabe quando estão tristes ou contentes e, por vezes, reage ao comportamento das pessoas.
Sensibilidade: não gosta de comer fruta com casca, gosta de ver algumas coisas na tv, tem fascínio pelo tiquetaque dos relógios, sabe separar as cores...
Física: consegue andar, embora com alguma dificuldade em pisos irregulares.
Relativamente aos progressos a nível do ensino, pode-se ver que Isabel não fala mas tem linguagem receptiva, se se lhe falar em termos simples e em sequências curtas. Desenvolve jogos simples, de grafismo, consegue completar jogos de colocação de peças.
4 comentários:
Se calhar nunca ninguém irá ler este comentário, mas gostei do pouco que vi do vosso blogue; está bem feito, parabéns! :)
Um abraço e boa sorte para as vossas vidas atuais e futuras! ;)
Eu li seu comentário! Achei o blog pelo Google depois de ter visto o assunto numa aula de inglês e estou lendo tudo
Li hoje este caso extraordinário infelizmente pelos piores motivos.
Li hoje este caso extraordinário infelizmente pelos piores motivos.
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